Tudo que Deus criou ... foi pensando em você!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Feliz 2010 !!!

.
.
"Mais um fim de um ciclo e início de outro. Um ano que alguém ousou fracionar em doze suaves prestações. Como se isso fosse possível. No último dia do ano é sempre cheio de promessas. Algumas levadas a sério, outras tantas esquecidas. Neste dia 31 não há quem não queira predizer ou adivinhar o imediato futuro, tendo como base a realidade atual. Com aquilo que conhecemos como sorte, essa força invencível a que se atribuem o rumo e os diversos acontecimentos da vida; do destino, do fado, da estrela que necessariamente tem de ser".
.
A essência da festa do Ano-Novo é sempre a renovação da vida, o que, em muitas culturas, inclui também a repetição simbólica do momento da criação do mundo. No Brasil, a festa -até os anos 30-, era restrita às residências.
.
.
E seguem aqui "bons conselhos" para atrair boas energias no ano que começa!

Fogos e barulho.
Em alguns países o Ano-Novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. Ou seja, toda sorte de barulho para que ninguém passe dormindo. A tradição é antiqüíssima e, dizem, serve para espantar os maus espíritos.

Roupa nova.
Vestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada combina com o espírito de renovação do Ano-Novo. O costume é muito conhecido pelo mundo afora aparecendo em várias versões, como trocar os lençóis da cama, usar uma roupa de baixo nova ou romper o ano com o corpo limpo, isto é, de banho tomado. Banhos de sal grosso ou perfumados com sete ervas são variações dessa nossa necessidade de limpeza e purificação antes do novo ciclo começar.

A vigília da virada.
Ninguém deve dormir antes da meia-noite. Para os povos primitivos, os seres humanos precisavam ajudar o ano a romper permanecendo acordados e vigilantes. O hábito de deixar as luzes das casas acesas e as janelas abertas vem daí. Além disso, a tradição diz que quem conservar os olhos abertos até o Ano-Novo despontar verá o dia nascer no ano seguinte.

Boas saídas, boas entradas.
Cuidado, o que você fizer no Ano-Novo continuará a fazer o ano todo. O costume veio da Europa. Ovídio, um poeta que viveu no primeiro século da era cristã diz: "Convém ao dia bom, palavras boas", referindo-se ao Ano-Novo. Assim, quem começar o ano viajando, viaja o ano inteiro, quem começa o ano chorando, vai chorar o ano inteiro. Daí dizer-se que é bom subir em uma cadeira, para dar impulso à vida, começar o ano com o pé direito, para atrair a sorte e comer doces na ceia, para garantir sabor e doçura o ano inteiro. E nada de roupas apertadas, para não passar apertos no futuro.

Cores.
Todo nosso corpo é afetado pela cor e pela luz e elas realçam estados emocionais e psicológicos. Através das cores "chega-se às profundezas da alma das pessoas". Por isso essa escolha deve ser feita com cuidado no Ano-Novo. A recomendação mais tradicional aqui no Brasil, lembrança de nossos ancestrais afro-brasileiros, é usar branco. Além de ser a cor de Yemanjá, a grande mãe e rainha do mar, o branco é o "símbolo da própria luz" e, como conseqüência, da sabedoria, da pureza e da verdade. A roupa branca - em qualquer gênero - é um símbolo utilizado em homenagem aos afro-descendentes, a qual lembra a importância das famosas baianas e os negros-de-ganho. O azul também é uma cor propícia para saudar o Ano-Novo. Porém, mais ligada ao consumismo. É a cor da paz, da tranqüilidade e das coisas espirituais. Outra alternativa para o final de ano é usar amarelo, a cor do sol, do ouro, um costume comercial que se confunde com a cor votiva do orixá Oxum, a divindade da riqueza, da fecundidade e da abundância.

Ceia.
Comer bem, entre amigos alegres, faz parte das comemorações de Ano-Novo. A fartura na mesa ajuda a trazer abundância e sucesso no ano que começa. Diz a crença que tanto o mais velho, como o mais novo em uma ceia devem receber a primeira porção do alimento. Mas alguns alimentos não podem faltar. O leitão e o porco são as carnes favoritas, porque o animal fuça para frente, "impelindo a vida também para adiante". As uvas também têm que estar presentes, avisa Helio Moreira e continua: "dependendo do lugar onde você estiver, o costume pedirá 3, 7 ou 12 bagos que serão comidos quando der a meia-noite no relógio. "Não se esquecer de fazer os pedidos. Uvas e vinho, aliás, são os símbolos mais universais de congraçamento e alegria. Para os gregos, o vinho foi um presente de Dionísio - ou Baco, dos romanos - o deus das vinhas, dos delírios, da orgia e da inspiração. Não existe festa sem sua presença. Para nós, os espumantes fazem parte da passagem do Ano-Novo, o seu barulho - ao abrir a garrafa - é o sinal que novo tempo está por vir e com ele tudo de bom.

Romã.
No livro Feliz Ano-Novo, a romã aparece como um dos alimentos favoritos das festas de final de ano, devido à enorme quantidade de sementes, que simbolizariam fartura e prosperidade. A fruta também faz parte dos rituais do Ano-Novo não só dos judeus, que oram para que as bênçãos de Deus sejam tão numerosas quanto às sementes de romã. A romã é maçã dos antigos romanos e sempre fizeram parte da mesa em qualquer comemoração.

Grãos.
Tradicionalmente, lentilhas ou ervilhas são símbolos de morte e ressurreição. A semente, enterrada na terra, germina e se multiplica e, novamente, volta para a terra, para começar tudo de novo.

Dinheiro.
São muitas as simpatias para atrair dinheiro. Sugiro uma que, pela antiguidade, deve ser eficiente. Colocar uma folha de louro embrulhadinha em uma nota de dinheiro, dentro da carteira. E guardá-la até o próximo reveillon. A nota antiga deve ser dada ao primeiro pobre que você encontrar. A folha velha você vai jogar na água corrente. Desde o tempo dos gregos e romanos o loureiro é a planta-símbolo da vitória, do sucesso e da imortalidade que a glória traz. Os grandes atletas romanos ganhavam coroas de louro, assim como os heróis e os grandes sábios. Era a planta de Apolo, o belo deus grego da sabedoria, inspirador dos oráculos e das profecias. Importante uso deste amuleto só diz respeito a quem o possui.

Primeiro dia do ano.
O dia primeiro do ano é dedicado à confraternização. É o dia da fraternidade universal. Como um autor descreve: "Como se deve fazer no Dia de São Nunca (1º de novembro) é hora de pagar as dívidas e devolver tudo que se pediu emprestado ao longo do ano". Esse é um costume europeu muito antigo, do tempo em que se emprestavam arados e foices e reflete a nossa necessidade de fazer um balanço da vida e de começar o ano com as contas acertadas, conosco e com os outros".

FELIZ ANO NOVO!!!

"Um repleto ano de conquistas a todos que aqui me acompanham".

A gente se vê em 2010.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Expectativas ...

.
.
Sempre que um novo ano se inicia, a maioria de nós se sente ansioso com relação ao futuro, sobre o que o novo ano nos reservará. Pensamos em todas as coisas que conquistamos e naquelas que ainda não conseguimos realizar e nos focamos de modo especial em nossos desejos.
.
Mas, na medida em que o tempo corre e não conseguimos materializar tudo o que ansiamos, somos confrontados com um sentimento profundo de frustração.
.
Por mais que nos esforcemos, muitas situações independem unicamente de nossa vontade; por essa razão, precisamos aprender a desenvolver uma lição essencial, que é a aceitação.
.
Este é talvez um dos maiores desafios que precisamos enfrentar durante a nossa existência: aprender a lidar com o desapontamento quando não alcançamos a realização do que desejamos.
.
Aceitar não significa necessariamente desistir daquilo que queríamos, mas encarar os fatos da maneira como eles se apresentam. Por mais que possamos insistir na conquista de algo, quando as condições ideais não se encontram reunidas, nada poderá fazer com que aquilo se concretize.
.
Neste sentido, é sempre bom dar uma contribuição essencial para a humanidade, pois ele traz à luz um ensinamento tão simples, mas que a maioria de nós tem dificuldades em compreender, ou seja, para ser feliz é preciso que o homem aprenda a atuar em sintonia com as leis da natureza.
.
Tudo que acontece segue leis muito claras e, se conseguirmos nos manter atentos a este fato, certamente iremos compreender com mais exatidão as razões pelas quais determinadas situações não ocorrem e muitas se repetem em nossa vida.
.
As expectativas que criamos são, em geral, direcionadas por objetivos motivados pelo ego e, por isso mesmo, ainda que sejam satisfeitas, logo serão substituídas por outras, num ciclo que nunca tem fim.
.
Aprender a discernir entre o que desejamos e aquilo que, de fato, poderá nos proporcionar paz e serenidade, é a única maneira de nos precavermos contra expectativas que não preencherão nossas reais necessidades.
.
.
.
Abraço a todos!!!

Eduardo Januzelli


INESPERADO ...

.
.
Hoje lí este texto de "Saul B. Jr.", resolvi postar e disponibilizando a todos que aqui me seguem, pode ser que possa ajudar alguém que precise ...
.
Abraços a todos e bom final de semana.
.
Eduardo Januzelli
.
.
I n e s p e r a d o
.
.
Se você não conta com o inesperado, jamais estará preparado para quando ele chegar... Alguém muito competente em entender a vida, como vivê-la e desfrutá-la, escreveu isso. Confesso que gostaria de ter sido eu... mas não fui.
Não contar com o inesperado é aceitar que a coincidência existe.
Não contar com o inesperado é achar que as pessoas chegam até nós por obra do acaso.
Não contar com o inesperado e imaginar que as melhores coisas da vida são por obra de um grande arquiteto, e que nós jamais somos merecedores, é pura miopia cósmica.

Não contar com o inesperado é, portanto, uma nítida demonstração de que não conseguimos "ler, entender e interpretar" a vida. E tudo o que passamos, tem a ver com alguém, com eventos pitorescos e nunca sobre o fato que somos Causa e Efeito de nossas colheitas.
Desta forma, precisamos efetivamente nos darmos conta de que somos agora o que decidimos ser até o segundo anterior no qual vivemos.
Nossa vida não é uma caixa de surpresas. Efetivamente, é feita de escolhas que nascem em nossos pensamentos e depois se concretizam em nossas verbalizações e atitudes.

Nosso pensamento é uma verdadeira flecha disparada... Ela vai atingir o alvo e muitas vezes este alvo tem a forma de algo INESPERADO.
Depois que aceitei esta verdade, percebi que tudo tem uma razão de ser. Que as pessoas que chegaram inesperadamente dias atrás... bem, eu havia pensado e falado sobre elas.
Que o local aonde eu sempre quis ir, acabei por conhecê-lo porque a energia do meu pensamento me direcionou até lá.
Que os milagres existem porque nós os construímos. Na realidade, nenhum milagre acontece sem que façamos a nossa parte.

Quando oramos, não importa a forma, estamos construindo uma energia muito forte. Depois é só dar alguns passos no sentido do pedido, que as coisas acabam acontecendo. Agora, só orando, sem direcionarmos o pensamento, nada acontece.
.
Quando descobri que qualquer música é um Mantra, procurei trabalhar ouvindo uma composição calma e serena. Existe uma diferença considerável entre barulho e música. Assim como existe uma diferença enorme entre o que chamamos de coincidência, inesperado, acaso e lei de retorno.

Nada, absolutamente nada em nossa vida é obra do inesperado. Tudo tem uma razão de ser. Saber entender isso é o mesmo que estar preparado para ler os sinais da vida. Cada pessoa que chega até nós traz uma mensagem que precisa ser decifrada e entendida. No mínimo, são professores de como não se deve fazer.
.
No momento em que alguém chega, pode ser até uma mensagem avisando sutilmente que temos que parar de fazer o que estávamos realizando, porque o resultado poderia ser tremendamente negativo.

Precisamos substituir a interpretação da palavra inesperado por sinal. Precisamos nos darmos conta que a vida é escolha. Eu escolhi e escolho ser o que sou. Se pretender construir algo novo em minha vida, tenho obrigação de fazer aquilo que nunca fiz. É assim que o inesperado vem.

sábado, 5 de dezembro de 2009

O que a Força da Palavra nos traz ...

.
.
É impressionante a força que cada palavra traz consigo! Com a vibração que cada uma carrega, transforma a atmosfera reinante naquele momento, mesmo que seja por um momento fugaz! Cada verbo, independente do número de letras que tenha, transporta com ele sentimentos, lembranças, um mundo infinito de idéias, que embora seja numa fração mínima de segundos, toca a quem o ouve e o transforma.
Assim, palavras como Amor, Carinho, Perdão, Paz, nos conectam com locais suaves e serenos de nosso Ser. Guerra, Agressão, Violência, Tristeza e tantas outras, com pontos de dor em nosso íntimo. Vale a pena observar isto e perceber como podemos mudar a nossa vida e melhorar a dos outros, a depender do que nos dispomos a falar, ou a calar...

E como falamos, sem parar, tanta coisa sem nexo, tanta coisa sem real importância, vamos semeando confusão e perturbação em torno de nós, muitas vezes sem nos darmos conta disto. Os grandes sábios que já nos visitaram neste plano sempre louvaram o poder do silêncio e a importância da palavra.

A propaganda, impulsora do capitalismo, nos bombardeia com idéias nem sempre verdadeiras, os meios de comunicação espalham notícias poluídas pela desesperança e desânimo e nós nos sentimos alquebrados, muitas vezes, sem nos darmos conta do porquê disto. E vamos passando adiante as notícias tristes que ouvimos e, com isto, colaboramos com o Mal, pois ajudamos o Medo a ir se instalando mais e mais nas mentes de todos, num movimento doentio e perigoso! Quando estamos medrosos, abandonamos a nossa força, nos desanimamos, afastamo-nos do Amor, de nossa Fonte de Vida.

Cada fonema é uma vibração, um som, traz harmonia, ou desequilíbrio... O tom de nossa voz, quando falamos, também emite, ou não, boas vibrações... Pessoas há que até pelo telefone nos fazem mal, pela forma dura com que pronunciam as palavras. Outras nos acalmam como num passe de mágica, pois ouvi-las é agradável, terno, sereno, tranquilizador.

Acho que precisamos nos defender desta pressa desestruturante que nos arrasta de roldão sem que saibamos sequer para onde, de canais de televisão que noticiam apenas o que nos deprime e nos faz sofrer. Se todos nós fizéssemos isto, deixássemos de assistir determinados programas, por estarmos conscientes do mal que nos fazem, o IBOPE acabaria por levá-los a se modificar. E o pior é que nem todos os que assistem à televisão têm consciência crítica, pois muitos são crianças, na idade, ou no espírito.

Enfim, sabemos que viver neste nosso mundo tecnológico tem suas vantagens, mas é também muito difícil! Cultivar o silêncio em meio a tantos sons e ondas emitidos por tantos aparelhos diferentes, por tantas mentes desequilibradas, não é brincadeira, exige esforço e atenção, mas é necessário, para nossa sobrevivência e salvação.

Muitas vezes, enquanto sorrimos apenas com os lábios, procurando demonstrar algo que está longe do que estamos sentindo, nosso Ser está chorando...
Cultivando mais o calar, teremos mais cuidado no falar. Assim, cada palavra terá um sentido verdadeiro para nós, abrirá um caminho, construirá uma ponte, restaurará uma relação, fará uma aliança, aliviará uma dor, plantará uma semente de amor.

O olhar comunica com muito mais sinceridade... Mas poucos prestam a devida atenção a ele. Os gestos, também. Mas, as palavras, por serem mais fáceis de serem percebidas, podem destruir muito mais! Que elas não saiam de nós sem uma reflexão, sem caridade e sem uma intenção boa, ou estaremos trabalhando para o Mal e, consequentemente, isto receberemos em troca, por causa da lei infalível de Ação e Reação.

Que nossas palavras criem uma música harmoniosa que ajude a espantar de vez a tristeza e a doentia paisagem atual de nosso planeta!

Bom final de semana a todos.

Eduardo Januzelli


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pratique aquilo que fala, só assim sua comunicação será melhor.

Encontramos pessoas no nosso caminho com comportamentos que provocam em nós as ações e reações necessárias para o nosso crescimento. Podemos chamá-los de espelhos ou instrumentos, e, como aprendemos que aqueles que estão ao nosso lado têm sintonia conosco, muitas vezes nos perguntamos:" não tenho nada a ver com ele! Sou muito diferente, onde está o espelho? E, se ele é instrumento, quero saber "do que", qual é o aprendizado que me falta? Também surgem as culpas. Que será que eu fiz, para merecer isso?" Passamos a vida tentando falar dos nossos sentimentos, discutindo, com o(s) outro(s). E, se for no trabalho, então, piorou! Eternas reuniões para tentar um ambiente mais harmônico, às vezes, sem solução.

Então, antes de responder ou começar uma discussão, pare e reflita: "o que será que o outro quer me dizer? Suas colocações fazem sentido para mim? Palavras podem ser interpretadas de acordo com as referências do outro, e pior, de acordo com os padrões mentais e emocionais dele. Como agir na prática?
"Não tire conclusões precipitadas, não tome atitudes intempestivas, baseadas naquilo que ouve". Não reaja antes de compreender o que o outro quis dizer"! SILENCIE!
Mudaríamos uma situação se fizéssemos uma introspecção conectados ao Eu Superior. Pensamos: Se esse é o caminho divino, e o Pai quer o melhor para nós, por que sofro com essas situações? Sofremos porque sem essa conexão, ficamos escravos de nossa personalidade. Resistimos, não aceitamos, e não compreendemos a mensagem que Deus quer nos enviar. Tentamos decifrá-las através do mental e da palavra.

Falamos muito, mas não nos comunicamos. Para uma comunicação saudável, divina, "pensamentos, sentimentos, e ações" devem estar sintonizados e integrados, primeiro dentro de nós. O ego divide e as palavras ditas através do mental egóico, limitam e truncam nossa comunicação. A alma fala através do sentimento, a personalidade através de palavras, e só conseguimos reconhecer uma verdade de acordo com o sentimento que temos em relação a elas.

E qual o maior problema do ser humano? Não saber se comunicar. A maioria dos problemas criados na vida, surgem das más comunicações com parceiros afetivos, filhos, colegas de trabalho, sociedade e formam um novelo, onde não encontramos o fio da meada. Nos perguntamos: Onde isso começou? Como vai acabar? Por que o outro não me entende? Tenho boas intenções, por que sou mal interpretada(o)? E a confusão torna-se interminável... um fala, o outro responde, cada um com sua versão, todos se sentem injustiçados. Cada um tem a sua verdade e ninguém percebe, dentro desse emaranhado, que está fora de seu centro. Ficamos mais preocupados em fazer prevalecer a nossa verdade, em provar que estamos certos, em mostrar que sofremos, menos em contribuir com um bom resultado para ambas as partes. Falta DISCERNIMENTO!... a função cerebral equilibrada, o Bom Senso. Com Discernimento, usamos razão e intuição, com harmonia para interagir com o meio externo, sem desconsiderar nossas necessidades e sentimentos.

O ser humano dá muita importância para a palavra, mas, ela só surte efeito se formos bons ouvintes. Falamos a partir do conhecimento que temos e da experiência que vivemos, e cada um de nós tem educação, crenças, padrões, e experiências diferentes, e também verdades, conceitos, definições diferentes em relação à mesma situação.
Portanto, podemos concluir que se não estivermos dispostos a "ouvir com o coração e mente abertos", as palavras não traduzirão a melhor maneira de se comunicar. Os sentimentos e as experiências que vivemos nos permitem SABER.

Só conseguimos uma comunicação verdadeira através de palavras se elas partirem do coração. E como saber de onde elas se originam, se o nosso ego interfere? Simplesmente, precisamos perceber como fica nosso coração, qual o sentimento que surge, com aquilo que falamos, ou que ouvimos. Quando a palavra sai do coração, ela flui com tanta facilidade, que o outro que está ouvindo, mesmo que não esteja entendendo, vai sentir a energia, e, no mínimo, vai parar para pensar e refletir, antes de contestar. Alguns dizem:"mas, eu falo a verdade, e o outro não entende, e isso abala meu relacionamento! Eu pergunto: que verdade? A sua? Será que o outro tem a mesma opinião? Fala a partir do coração, ou da forma como pensa?
.
Reflita: se a sua escolha é ter bons relacionamentos, dê prioridade para conhecer você mesmo, reconhecer Deus dentro de si, e o resto virá como conseqüência.
.
APRENDA A RELACIONAR-SE COM VOCÊ MESMO EM 1º LUGAR!
Só podemos dar aquilo que temos. Se analisarmos nossos relacionamentos a partir desta ótica, iremos perceber que falamos com o outro da forma como pensamos, através das crenças que temos e não da experiência que vivemos. Se só podemos dar aquilo que temos, também só devíamos falar sobre aquilo que experimentamos. Enquanto não aprendermos a usar a palavra com equilíbrio, a nossa comunicação mais poderosa é a experiência! Quando experimentamos e praticamos aquilo que falamos, a nossa palavra tem convicção e credibilidade. Se você atrai relacionamentos difíceis, tem sempre as mesmas dificuldades, com pessoas diferentes, em empregos diferentes, não consegue interagir com filhos, não é compreendida pela família, pelos colegas, etc.

Pare, observe e reflita: COMO ESTOU ME COMUNICANDO? A partir daí, ocorrerão grandes mudanças à sua volta, porque elas já começaram a acontecer dentro de você.
.
Eduardo Januzelli

Auto-estima

Para um grande número de pessoas, o desenvolvimento de uma auto-estima sólida não vem facilmente. São, geralmente, pessoas que tiveram uma história de vida em que o incentivo às suas qualidades e a compreensão para com suas falhas e limitações, estiveram ausentes a maior parte do tempo.

Muitos pais acreditam, de fato, estar fazendo o melhor por seus filhos quando esperam deles um comportamento perfeito, isento de erros e acham que, deste modo, os estão preparando para enfrentar a competitividade do mundo e saírem vencedores, obtendo reconhecimento e destaque.

Ocorre que cada pessoa tem características únicas que precisam ser percebidas e respeitadas desde muito cedo, para que se evitem as comparações e, consequentemente, o desenvolvimento do sentimento de inadequação e inferioridade.

Acreditar que não possui qualidades suficientes para ser amado e aceito pelos outros é o pior sentimento que um ser humano pode experimentar. Esta crença, ao se tornar uma verdade, muitas vezes inconsciente, mina a auto-confiança e o impede de colocar-se diante do mundo com a certeza de quem tem algo de valioso a acrescentar.

Todos nós possuímos qualidades que podem fazer a diferença na vida de alguém, mas, antes disso, é preciso que as reconheçamos para nós e façamos a diferença em nossa própria vida.

Sem esta convicção, nos tornaremos escravos do medo e fugiremos de qualquer situação ou circunstância em que nossos talentos sejam postos a prova. Uma das manifestações mais comuns da insegurança, que atinge um grande número de pessoas, é o medo de dirigir.

Para aqueles que sofrem com esta incapacidade é como se, ao assumirem a direção de um automóvel, o mundo se tornasse um gigantesco palco no qual elas serão observados e, desaprovados, visto que não acreditam possuir o nível de qualidade que lhes será exigido.

Este sentimento- o medo do julgamento alheio - se repetirá indefinidamente, em qualquer situação em que se sintam testadas. Desfazer as crenças que minam nossa auto-estima é um trabalho árduo, que exige paciência e vontade.

Mas, aos poucos, o amor próprio acabará prevalecendo e, ainda que sejamos criticados e nem sempre aprovados pelo restante do mundo, nada será capaz de abalar nossa autoconfiança.
.
Eduardo Januzelli

O Poder da Transformação.

Torna-se vencedor, feliz e próspero aquele que aprende com as adversidades e corrige sua vibração para manifestar abundância e paz.

Não existe sequer uma pessoa que não tenha uma história de vida recheada de situações difíceis, desilusões, crises, perdas e sofrimentos. Não é nada difícil entrevistar dez pessoas e todas elas apresentarem listas intermináveis de situações traumáticas.

O que transforma as pessoas é a importância que elas dão para os fatos traumáticos e os aprendizados que elas extraem de cada situação.

O vencedor, ou seja, a pessoa de sucesso, abundância e próspera já descobriu o segredo dessas conquistas, o ingrediente ideal para manifestar o que deseja. Todas as pessoas saudáveis, mesmo que de forma inconsciente, já assimilaram esse estilo de ser e pensar.

Não há como negar que o sofrimento sempre vem em reação à vibração que você está. Quando ele ocorre significa que você continua na sintonia errada.

O sofredor convicto é alguém que, mesmo sem perceber, está viciado nessa frequência de acontecimentos negativos. Por sua vez, o vencedor é aquele que, assim que observa uma manifestação negativa em sua vida, faz mudanças e ajusta o foco, porque identifica que sua conduta em algum momento foi inadequada, o que, por equívocos, acabou aproximando para sua experiência situações ruins. Ele sabe de sua responsabilidade.

Veja o sofredor: É uma vítima. O governo foi o culpado pelo seu infortúnio - o chefe não reconhece suas habilidades - a esposa não o ama como ele merece - seus vizinhos não são agradáveis como ele queria - seu corpo não é saudável como ele sonhara - a cidade que mora não é nem "de longe" parecida com a que ele gostaria.

Vemos todos os dias pessoas como essa, reclamando, questionando, pensando nos erros. Pessoas frustradas com suas vidas insistem em se questionar mentalmente:

O que eu estou fazendo de errado? O que eu estou fazendo de errado? O que eu estou fazendo de errado? O que eu estou fazendo de errado?
O que eu estou fazendo de errado? ...

O que está fazendo de errado?

Ainda pergunta! É isso que está fazendo de errado...

Esse autoquestionamento sem nexo. Essa dedicação intensa a tudo o que ele não quer. É isso que ele faz de errado...

Sua lição de casa deveria ser imaginar-se constantemente feliz, próspero, com a casa dos seus sonhos, na cidade desejada. Deveria mergulhar na sua visão de vida ideal. Deveria imaginar-se em um corpo saudável, em uma vida leve, próspera, abundante e feliz. Precisaria sentir essa vibração, transmutando por completo a antiga sintonia da vitimização e da lamentação. Mas não, apenas se concentra nos desgostos, e, por conseqüência, alimenta mais essas ocorrências.

É claro que o sofredor tem motivos reais, contudo, para manter esse sofrimento na sua alma, pois é uma decisão que só cabe à pessoa. Você pode estar me chamando de insensível, coração de pedra ou algo parecido. Pois não sou! E lhe afirmo: se você pensa assim, está sintonizado na mágoa, e vai atrair mais e mais situações que lhe provoque tal sentimento.

Conscientize-se definitivamente: não sou eu nem qualquer pessoa ou situação externa que lhe magoa, porque a mágoa é sua própria vibração. Assim sendo, você está atraindo situações de mágoa (ou qualquer outro sentimento) para sua vida.
O que estou querendo é justamente que você saia desse círculo vicioso, torne-se forte emocionalmente e deixe a lamentação de lado.

Sim, eu sei que você deve estar pensando: "Não é simples assim porque eu perdi minha auto-estima". Ou "perdi algo que tanto queria hoje". Ou também pode ter acontecido a maior das desgraças em sua vida, que daria o filme mais triste do ano... Sim, tudo isso é possível, tudo isso é muito doloroso! Mas eu lhe pergunto: Você quer mais sofrimento para sua vida ainda? Quer mais escassez ainda? Quer mais conflitos ainda? Quer mais relacionamentos superficiais ainda? Quer mais falta de confiança ainda? Quer mais falta de energia ainda? Quer ficar sentindo-se mais abandonado e rejeitado ainda? Quer ficar dizendo todas as desgraças da sua vida, competindo para provar que suas tristezas são maiores que as de todo o mundo?
Acho que não!

Nessa competição não há nenhum bom prêmio para o primeiro lugar. A única corrida que devemos participar nesse sentido é a de querer ser uma pessoa melhor a cada dia, através de um saudável movimento interno de querer melhorar-se a cada dia.

Liberte-se, pare de se lamentar, pare de chorar, pare de "alugar" os ouvidos alheios com suas reclamações... Pare de cansar seu anjo da guarda com tanta ingratidão... Deixe de ser cego para as verdades divinas e faça sua parte... Pare de transferir sua responsabilidade, já chega, não tem mais desculpas!

Se você quer ser triste, chateada, depressiva, que seja! Mas tenha consciência de que a responsabilidade é só sua e de mais ninguém.

Vai discordar de tudo isso? Me condenar, me criticar? Tudo bem, mas pense se você realmente quer continuar nessa e rejeitar tudo que leu, ou se quer morder o orgulho, assumir seus papéis e manifestar uma realidade de vida exemplar para todo o mundo?

Está contigo!

Da minha parte, coloco todo o meu desejo que você dê um salto de qualidade na sua vida!

Reflita.

.
.
Eduardo Januzelli