Tudo que Deus criou ... foi pensando em você!

domingo, 18 de julho de 2010

Mudanças de comportamento

Não me aguento mais! Tudo o que tenho a fazer, sempre me parece muito mais difícil e complicado do que realmente é. Levo um tempo muito maior que o necessário para encontrar a solução para qualquer tipo de problema. Fico exausto, minha mente não pára e estou sempre com a sensação de que não vou conseguir executar uma tarefa. Quero fazer tudo ao mesmo tempo. Acumulo tarefas, adio decisões!

Esta é uma queixa muito comum feita por alguns amigos e amigas em minhas conversas.


O que ocorre, é que uma pessoa assim, precisa criar dificuldade em tudo para parecer que sua vida é agitada. É do tipo "fazedora". Se encerrar todos os seus afazeres e ficar sem ter algo com que se preocupar ou realizar, sente-se vazia. Precisa dessa intensidade para se sentir viva.

Sente muito medo de errar e obter resultados ruins, por isso tem dificuldade de tomar decisões. Não consegue lidar com o fato de que poderá vir a fracassar, pelas escolhas "erradas" que vier a fazer.

Mas a questão principal aqui é que este tipo de pessoa precisa criar dificuldades, porque precisa sentir que está fazendo muito esforço, ela não se contenta com um pequeno esforço. Tem que criar muita tensão. Enquanto não houver um nível alto de tensão, acha que não pode conquistar o resultado.

Para ela, um bom resultado só é classificado e entendido assim, quando decorre de um período de muita tensão, com muitas dificuldades e muita energia gasta. Sem isso, não existe resultado. Então, para criar tensão, atrai todo tipo de complicações, para a execução ou solução de qualquer tarefa ou situação. Isto, obviamente, é algo que faz inconscientemente.

Então, para gerar tensão, ela atua assim: se uma situação for muito simples de resolver, a pessoa atrai outras para serem resolvidas ao mesmo tempo. Ou, quando tem questões que não são urgentes, vive adiando-as e nunca as resolve. Está sempre preocupada por não dar um fim a elas, mas mesmo assim, nunca as resolve. Estas servem de "coringa", e vem à tona em alguns momentos, para se misturar a outras tarefas e criar conflito. Algumas pendências são adiadas até o limite de prazo. No limite, é aquela correria para resolver a situação.

Enfim, estes são apenas exemplos de como uma pessoa faz, inconscientemente, só para viver sua "batalha diária", sempre com muito esforço. São movimentos que faz porque acredita que um bom resultado só acontece após a vitória sobre uma batalha, quando experimentam um grande alívio no final.

Porém, sem avaliar a situação e sem prestar atenção aos fatos reais, com certeza, terá resultados nada satisfatórios. Existem pessoas que são extremamente incautas e descuidadas, que realizam tudo sem o mínimo de atenção. Estas atraem muitos problemas para si.

Bem, voltando à questão inicial, o que será que uma pessoa assim, poderia fazer para conseguir viver de forma mais tranquila e satisfatória, colhendo bons resultados, sem criar tanta tensão?

O ideal é a pessoa substituir a tensão, por uma condição interna de atenção. Para isso, basta ativar seu observador interno e estar alerta, cautelosa e tendo cuidados adequados para realizar ou resolver qualquer situação ou tarefa. Deverá avaliar a situação, para encontrar formas adequadas de realizá-la, mas sem a tensão da racionalização. Deverá estar focada e se entregar ao fluxo dos acontecimentos.

Se a pessoa se propuser a modificar suas atitudes da forma sugerida será algo muito novo para ela e terá que aprender a atuar desta maneira. Como em todo aprendizado, poderá vacilar e cair em seu velho hábito e criar tensão novamente.

Se isto ocorrer, deverá aceitar e se perguntar: por que estou criando tensão novamente? Feita a pergunta, deverá deixá-la de lado. Isto significará que a pessoa está atenta e se observando.

Depois disso, seria adequado dizer a si mesma: aqui estou eu, criando tensão novamente. Sei que faço isso só para me sentir vitoriosa com o resultado. Por enquanto, é assim que me manifesto, mas quero superar este meu aspecto. Aceito que, por enquanto, sou assim. Sei que posso mudar isto em mim. Mas no meu tempo.

Em seguida, poderá deixar a questão um pouco de lado, mudar o foco, e procurar fazer outra coisa. Se assim o fizer, conseguirá relaxar e facilmente conseguirá se equilibrar, para então retornar à questão e encontrar a solução.

Para conseguir superar este modo de ser, quero reforçar que a pessoa terá que se observar muito e sempre aceitar quando a tensão ocorrer. Se brigar consigo mesma, ao se perceber criando tumulto, ficará ainda mais tensa. Quanto mais força fizer para mudar isso, mais disso terá. Quanto mais aceitar que criou tensão, mais esta se dissipará.

Ao proceder desta forma, a pessoa começará a atuar de forma mais "relaxada" e a realizar as tarefas com mais facilidade. No principio, isto poderá lhe trazer uma sensação de que tudo está "fraco e frouxo demais", tudo muito estranho. Poderá achar que os resultados não estão adequados. Ela duvidará dos resultados. Ficará até meio confusa, às vezes, num primeiro momento.

Isto será muito natural de ocorrer, pois a pessoa não está acostumada a conquistar resultados sem esforço, e qualquer ausência deste, lhe parecerá que tem algo errado.

Pode ser que nada estará errado, esta é a forma correta da vida acontecer. Sem tensão. A pessoa não conhece este novo estado de ser, por isso o estranha. Isto será um bom indicador de que está conseguindo obter bons resultados e mudanças internas.

A vida pode acontecer de forma sábia, leve e bela, basta descomplicá-la.

Nenhum comentário: