Tudo que Deus criou ... foi pensando em você!

terça-feira, 17 de março de 2009

DEIXE QUE A VIDA SIGA O SEU CURSO NATURAL

Você confia na vida?
Deixa ser conduzido por ela?
Ou a vê como uma inimiga, fica sempre esperando pelo pior, pois não confia nela?
Para muitos, ser otimista é sempre esperar que coisas boas aconteçam em suas vidas, é ser uma pessoa positiva, pensar positivamente.
A minha visão de otimismo é um pouco diferente. Para mim uma pessoa otimista é aquela que vê o ótimo em tudo, ou seja, mesmo diante de acontecimentos dolorosos, ainda assim consegue extrair uma lição, um aprendizado, não perde a fé na vida. Já o pessimista, é o inverso: mesmo diante do belo, dos acontecimentos positivos, consegue extrair, ver sempre o negativo, o ruim, desprezando o lado positivo da vida. Não está, portanto, aberto, receptivo para tirar uma lição, um aprendizado em suas experiências de vida.
Ao abrir a janela num dia ensolarado, céu azul e límpido, ao olhar uma roseira em seu jardim, o pessimista só vê os espinhos, não se permite ver a tonalidade das cores, a maciez das pétalas, o encanto, a beleza da natureza, o brilho das estrelas, a luz do vaga-lume, o cantar dos pássaros, o murmúrio da cachoeira, a água límpida, pura, cristalina da correnteza dos rios, o cheiro da terra úmida, o orvalho da manhã, o sorriso de uma criança.
Uma amiga minha, pessimista, traduzia sua vida numa anedota contando que no final do túnel via uma luz e, ao se aproximar dela, para sua surpresa, viu que na verdade eram os faróis de um trem chegando a todo vapor em sua direção.
Flexibilidade é o que diferencia a teimosia da persistência. Teimosia é persistir nos mesmos erros e não parar para refletir o porquê de não estar dando certo. Ser teimoso é, por exemplo, usar a mesma chave sem perceber que o miolo da fechadura foi trocado.
Por outro lado, ser persistente é ter flexibilidade de parar para refletir quando algo não dá certo. Ou seja, se tudo que você fez até agora não deu certo, faça o oposto. Obviamente, uma pessoa teimosa nunca costuma admitir que seja teimosa, "determinada" e, com isso, não experimenta mudar.

Quer controlar tudo, não deixa que a vida a conduza por não confiar nela, quer continuar na mesmice.

Com isso, cedo ou tarde colherá a desilusão.

Um abraço a todos ....

Eduardo Januzelli

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Eduardo,

Obrigada pelo conselho ... Adorei muito seu blog ... Vc deve ser uma pessoa muito especial, que Deus o abençoe e que lhe dê um bom fruto em seu futuro.

Mais uma vez muito obrigada.

Abraços com muito carinho da sua amiga virtual

Rose (Fortaleza/CE)

Sandra disse...

Oi Eduardo, como vai??
concordo com vc...vdd oq diz o texto..Adorei
beijoss e fica Com Deus